terça-feira, 18 de maio de 2010

Mãe é assim...

Há poucos anos atrás, éramos crianças, dá pra acreditar? O tempo passa, mas quem não se lembra daquele cheirinho de mãe, aqueles pratos que só a Mamãe sabe fazer, da polenta com frango, entre outros... E dormir na mesma cama? Até hoje tenho vontade dormir com ela.

No segundo domingo de maio é o “Dia das Mães”, esta data deveria ser comemorada todos os dias, pois, mãe é muito mais que uma figura representativa, muito mais que cuidar dar amor e carinho, mãe é uma fonte de inspiração e aprendizado, só com ela é possível o desenvolvimento saudável, distinguir o certo e o errado, valores morais, não importa como é esta mãe, pode ser biológica como a minha ou do coração como eu sou, o importante é que temos o poder de escolha, ser ou não ser mãe e, quando escolhemos SER nos tornamos especiais e essenciais em todos os aspectos, nada é mais divino do que o som desta palavra mágica, “Mãe”. Prefiro ser chamada de “Mamãe”, mas, hoje economizamos até nas palavras.

Não importa como será comemorado, o importante é que às vezes esquecemos-nos de demonstrar nosso amor e gratidão, então aproveitamos este dia e deixamos transparecer nosso sentimento mais profundo e poderemos assim dizer “Eu te amo” ou em outras palavras, o importante é demonstrar. São as palavras, as ações que deixam as mamães ainda mais felizes e como merecem esses momentos de felicidade, de se sentirem realmente amadas. Portanto, não deveríamos negligenciar os outros dias, não podemos nos esquecer dos beijinhos diários, dos carinhos.

E como hoje em dia as mães são ocupadas, a vida moderna tornou-se uma via de mão dupla, é presença e ausência, em casa ou no trabalho é a dupla jornada, ser profissional e dona de casa. É a independência feminina muitas vezes nos custa caro, (que ódio daquela mulher que queimou o sutiã em praça pública só para mostrar que deveria ser independente) mãe não são como as heroínas dos filmes, muito menos as modelos de capa de revista, mãe é também aquela despenteada, cansada, sem maquiagem e mesmo assim, sorridente e feliz, cumprindo seu papel de supermãe. Ainda bem que para os filhos a mãe é sempre linda, pelo menos a minha é, sempre tão disponível, carinhosa, tão minha mãe. Assim como diz Gonçalves Ribeiro “E quando na mocidade, trilhamos grandes desertos, é Estrela de luz amiga guiando os passos incertos”. Minha mãe um dia escreveu em uma carta para mim “Filha te admiro muito pela sua coragem e determinação”. E hoje eu digo, é dela que vem minha força e determinação, meu porto seguro.

A cada ano temos a possibilidade de resgatar o verdadeiro sentido do Dia das Mães, não apenas o lado comercial, materialista. Mas, sim a relação afetiva. Ouvi de uma mãe “meu filho é meu freio e meu acelerador” dessa forma, quando escolhemos esse lindo presente de ser mãe não dá mais para desistir, somos tomadas de um amor inexplicável, incondicional. Como está chegando esta data maravilhosa para comemorar, desejo, um lindo dia para todas as mães.



P.S. em especial para minha Mamãe Maria da Penha “você é uma mulher forte, determinada e guerreira. Amo-te





http://colunadacleo.blogspot.com