Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Rolim de Moura uma audiência Pública no dia 12 de maio (quarta feira) com início as 08h30min, apresentação do Seminário Parcial do PIBIC – Programa de Iniciação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia – CNPQ, onde esteve representado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação – PROSPEC a professora Dra. Lílian Maria Moser.
Os propoentes da audiência Pública foram os vereadores João Rossi Junior (presidente da Câmara) e Jairo Primo Benetti, foram apresentados trabalhos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais I e Ciências Exatas e da Terra com as turmas de Pedagogia e Agronomia do Campus de Rolim de Moura – UNIR. A banca dos trabalhos foi composta por professores da instituição e coordenada pela Dra. Lílian Maria Moser, os orientandos e orientadores previsto na programação se fizeram presentes e os trabalhos foram apresentados com qualidade e dentro das normas do PIBIC/CNPQ os questionamentos feitos pela banca foram respondidos devidamente pelos alunos. O público presente era composto por autoridades, presidentes de associações rurais, produtores, professores e alunos da UNIR e de outras instituições.
O Secretário de Agricultura do Estado Francisco Evaldo de Lima, convidado pessoalmente pelo vereador João Rossi Junior na cidade de Alta Floresta, onde estava cumprindo agenda, fez questão de prestigiar o evento bem como elogiou o nível dos trabalhos dos jovens pesquisadores, afirmando seu comprometimento de apoiar e buscar mecanismos para por em prática os projetos apresentados, aproveitou o momento e convidou a bolsista Maísa Pinto Bravin e seu orientador professor Msc. Adjalma C. França Neto, para apresentar sua pesquisa em Porto Velho com o tema: Determinação da lâmina de irrigação e seus efeitos na produtividade de duas espécies de café, conilon (Coffea canephora) e arábica (Coffea arabica) para as condições do Estado de Rondônia. Ambos viajaram no mesmo dia, para demonstrar sua pesquisa na capital em um evento organizado pela secretária de agricultura.
Os vereadores concluem que o objetivo da audiência foi alcançado, “pois nossos jovens precisam de representantes que viabilizem junto à sociedade e demais autoridades recursos para que seus trabalhos não fiquem apenas no papel e sim que sejam reconhecidos e utilizados dentro dos campos pesquisados, pois independente da área humana ou exata toda sociedade será diretamente beneficiada.”
colunadacleo.blogspot.com