terça-feira, 24 de agosto de 2010

Segurança Pública em Rolim de Moura uma das preocupações do Presidente João Rossi Junior

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Cel. Evilásio Sena Júnior enviou ao presidente da Câmara municipal, vereador João Rossi Junior, documentos informando que os efetivos da Policia Militar e também o quadro de agentes da Policia Civil em Rolim de Moura será significativamente ampliado nos próximos dias.
O documento assinado pelo Coronel Sena é resposta positiva para a solicitação do vereador Juninho que, em nome do Legislativo Municipal, solicitou ao governador João Cahúlla providências para aumentar o sistema de segurança pública no município. O secretário informou ao presidente que tão logo o Curso de Formação da Policia Civil destinado aos aprovados no último concurso público o qual começa em setembro e termina no final do ano seja concluído, já no inicio de janeiro a Civil terá reforços.
Juninho esclarece que o pedido de reforço para as forças de segurança no município não representa uma análise negativa do trabalho desenvolvido pelos policiais militares e civis e sim que a Policia de Rolim de Moura é uma das três mais eficientes do Estado, tanto no que se refere ao trabalho investigativo da Civil quanto às ações de prevenção e ronda ostensiva da PM e a partir do momento que este quadro for ampliado à população poderá ficar mais tranqüila.

João Rossi Junior e Sérgio Sequessabe conquistam mais benefícios na sinalização de trânsito de Rolim de Moura.

Os vereadores João Rossi Junior, presidente da Câmara Municipal (PMDB) e Sérgio Sequessabe (PR) encaminharam um oficio para o Deputado Luiz Cláudio com o intuito que o mesmo intervisse junto ao setor competente para disponibilizar equipe técnica para fazer o Projeto de Sinalização de Trânsito da cidade de Rolim de Moura, bem como alocar recursos para implantação de Semáforos e Sinalização Vertical e Horizontal, onde irá beneficiar toda população de Rolim de Moura. Os vereadores argumentaram que este benefício poderá salvar vidas e ainda diminuir as despesas médicas de nosso município, analisando que nos últimos meses está vez mais crescente a violência no trânsito.
Em resposta a solicitação o Diretor Geral do DETRAN – RO encaminhou ao presidente da Câmara Municipal cópia do convênio firmado entre o Departamento Estadual de Transito e a Prefeitura Municipal deste município tratando da união dos meios materiais e humanos visando a implantação de Sinalização, Vertical e horizontal, nas vias do município, o repasse financeiro será no valor total de R$ 313.795,76 (trezentos e treze mil setecentos e noventa e cinco reais e setenta e seis centavos), para a prefeitura municipal arcar com os custos parciais destinados a implantação de equipamentos de Sinalização de Trânsito o qual será executado mediante licitação. e cópia da ordem bancaria que efetua repasse do DETRAN previsto nos termos do convênio, para conhecimento e providências, e que os vereadores serão atendidos conforme solicitado.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Hoje ouvi!!!

Fico pensando que violência é essa? Não digo apenas a violência do trânsito, homicídios premeditados ou não, na família. Fico pensando na violência das palavras...Quando ouço um professor dizer: "tenho vontade de apertar o pescoço dessa criança" ou "essa criança está com o cão no corpo", será que os pais quando deixam seus filhos na escola sabem que eles passam por situações dessa natureza? Não estou falando de crianças ditas "boazinhas ou santas" estou falando de criança que brinca, pula, grita, briga, ou seja, humana.
Sei que a pós pós modernidade trouxe a liberdade e os ditos direitos pessoais, de expressão, no entanto, que também deturpam em muitos casos e não compreendem mais os deveres.
Os pequenos são amplamente indisciplinados e seus pais, geralmente ausentes, apenas dizem não saber o que fazer, sendo que muitos professores também alegam que são vítimas de assédio moral destes mesmos pais.
Ok, mas estou falando de criança de pré escola, são pequenas, são nossos bebês, e estou falando de professores que perderam a vontade de educar assim como em sua definição "A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo...". Estou falando dessa violência, pois assim como diz o provébio "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida" ou ainda esta de Clarice Lispector "A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Com certeza o domínio de mundo seria mais significativo se fosse com palavras de amor, incentivo e estímulo...Estamos doentes e precisamos de cura.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frase do Dia!

"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la".
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curso de Capacitação da UNIASSELVI

Edson - Coordenador de cursos Uniasselvi Hermínio - Coordenador geral do grupo uniasselvi Cleusa Santana - Coordenadora do Polo/Farol

“NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER”

“NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER” (1)
O patrono e protótipo da UNIASSELVI, Leonardo da Vinci, fundamentou sua vida e suas ações no seguinte lema: DALLA MENTE ALLE MANI. Numa tradução bem literal quer dizer: DA MENTE ÀS MÃOS, isto é, é necessário que aquilo que está na mente possa se concretizar, se materializar, possa ser feito. A UNIASSELVI resolveu adotar esse lema e dar-lhe uma conotação atual, ou seja, de enquadrá-lo na ciência e no conhecimento socialmente aceito pela sociedade: NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER.
O conhecimento hoje é aceito como tal quando pode ser transformado em ação, do contrário é apenas retórica, falácia e utopia que não condiz com os valores da ciência dos tempos atuais. O conhecimento, a ciência, é a atividade humana que descreve e explica os diferentes campos da realidade, buscando introduzir mudanças nos mesmos. O conhecimento, portanto, requer uma atitude ativa e não contemplativa, já que a finalidade é operar sobre a realidade para transformá-la.
Há muito tempo o filósofo ensinou: “a questão não é apenas compreender o mundo, a questão é transformar o mundo”. Para isto é necessária a ação. Não se trata de um mero utilitarismo desmedido, trata-se de buscar a compreensão do que é “conhecimento”, que, no limite, é ter a competência e/ou habilidade e/ou aptidão de dar respostas aos problemas que se apresentam, sejam eles de compreensão, de aplicação, de avaliação e/ou de conhecimento, nos seus aspectos teóricos, práticos, existenciais, operacionais e valorativos.
A competência aqui apregoada é definida como o conhecimento em ação, a habilidade reconhecida do “fazer” e a aptidão que se manifesta no modo de agir sobre a realidade. NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER.
Parodiando o apóstolo que diz: “a fé sem obras é morta”, pode-se afirmar que “o conhecimento sem a ação é morto, não existe, é mera falácia”.
(1) A UNIASSELVI, desde sua concepção, baseou sua maneira de ser em quatro princípios orientadores gerais. Neste trabalho estamos esclarecendo alguns pontos do primeiro princípio: NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER”. Nos números subseqüentes falar-se-á sobre os demais princípios orientadores gerais, bem como sobre os princípios de aprendizagem, princípios de ação e os princípios pedagógicos que orientam toda a família UNIASSELVI.

Frase do dia

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Paulo Freire

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Turma de Gestão Ambiental da UNIASSELVI - Um dia de campo

A turma de Gestão Ambiental da Uniasselvi faz a sua segunda aula de conservação e uso do solo na prática, analisando os diferentes tipos de solo, bem como, identificando os problemas de degradação dos solos visando a sustentabilidade. A aula ministrata pelo porfessor Abilio foi dinâmica e de aprendizagem significativa.

ARRAIÁ DOS IDOSOS

No último dia 30 de julho aconteceu no Centro de Convivência do idoso o 2º. arraial com comidas típicas e uma linda quadrilha todos estavam bem ensaiados e com bonitas roupas, o centro que está sob a coordenação de Dirlene Alves está de parabéns pela realização do evento.

SIGA EMPREENDIMENTOS COMEMORA 02 ANOS

Parabéns a toda equipe SIGA - Serviço Integrado de Gerenciamento Ambiental, comemorando 02 anos no último dia 19 de julho. Apoiada em sólidas parcerias, a SIGA é uma empresa de gerenciamento ambiental, provedora de soluções inovadoras para melhor servir o produtor rural, empresários e empreendimentos ambientais, oferecendo serviços qualificados, sempre em busca da qualidade ambiental. Estiveram presentes o Secretário de Agricultura Osni Ortiz, psicultures, representantes dos bancos BASA e Banco do Brasil entre vários convidados especiais

Parabéns Rolim de Moura.

Descobrir Rolim de Moura é assim... Uma grande promessa de conquista e independência. Chegamos aqui em 1980, como tantos imigrantes do Paraná, parecia impossível, na minha imaginação de criança, morar em um lugar tão pequeno e com tanto para crescer e construir. Os anos foram passando, fui em busca de novas aventuras, queria viver em outros lugares, passei muito tempo longe daqui, mas foi justamente essa distância que nos aproximou e fez nascer à saudade da cidade pequena, das pessoas conhecidas e dos amigos.
Hoje fico feliz e emocionada pela força de nosso povo, dos nossos desbravadores. Com culturas diferentes, nossa cidade é mesmo apaixonante, os problemas aqui existem e persistem, mas mesmo assim é apaixonante e incrível. É aqui que escolhi para viver, ser parte de sua história. Essa cidade, extensão da minha casa, aqui aprendi a amar, ser profissional e me fiz mãe, um povo tão único parte da nossa identidade é um mundo! Primeiros banhos de rio, hoje não podemos mais tomar os deliciosos banhos no centro da cidade, perdemos essa referência, mas outras nós temos.
Não é incrível que uma cidade possa exercer tamanha influência na gente? Profissionalmente, as amizades, formação de famílias é tudo fantástico, e sabemos que ainda descobriremos novas facetas dessa cidade que nos influenciará muito mais.
Rolim de Moura, cidade que vi nascer, cidade ora com pouco, ora com muito, muita gente boa, de paz, cidade de pouca saúde, educação e lazer, mas o país inteiro é assim. Aqui aprendi escolher o meu caminho, aqui amei e fui amada, claro que o contrário também aconteceu, mas e daí? É justamente as diferenças que nos fazem crescer, aqui brinquei pelas suas ruas, praças, chorei em seus cantos e recantos, isso me deu força, mas minha história continua, assim também como o progresso e desenvolvimento de Rolim de Moura.
Parabéns a todos que constroem sua história junto com nossa cidade.

Academia Pública

foto: rolnews.com.br Até que enfim a academia pública foi inaugurada em Rolim de Moura, a mesma foi instalada no cartódromo local quem gosta de praticar esportes poderá aproveitar esta novidade.
Um monomotor em que estavam o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), seu tio, o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHN), e o candidato a vice-governador na chapa de João Cahulla (PPS), deputado estadual Tiziu Jidalias, fez um pouso forçado no final da tarde de sábado (7) no km 450 da BR-364, entre os municípios de Jaru e Ariquemes. O avião sofreu uma pane no motor e o piloto teve que aterrissar na rodovia federal. Ninguém ficou ferido. Segundo o piloto Wanderley Guimarães de Souza, de 40 anos, eles haviam decolado de Ariquemes com destino a Vilhena, mas, por volta das 17h30, devido a uma pane mecânica, foi obrigado a fazer o pouso de emergência. A aeronave modelo Corisco de fabricação nacional, prefixo PT-NLE, pertence a uma empresa de aviação e está alugado para a campanha eleitoral. O piloto disse que chegou a visualizar uma estrada de chão, mas preferiu não se arriscar por não saber as condições do terreno, e resolveu pousar na rodovia. A aeronave ficou intacta e piloto e os passageiros, apesar do grande susto, nada sofreram. A Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Polícia Militar em Jaru, interrompeu o tráfego na estrada por alguns minutos para retirar o avião do meio da pista.
Em Audiência Pública realizada dia 19 de março as lideranças políticas e representantes comunitários mostraram aos deputados e ao Governo de Rondônia a urgente necessidade de investimentos na recuperação da avenida Norte Sul. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, João Rossi Júnior, o Juninho, e do vereador Sérgio Sequessabe. Presente se fez o deputado estadual Luis Cláudio e representantes do Governo do Estado. Imediatamente uma comissão de vereadores viajou até Porto Velho e, junto com o deputado, participaram de diversas audiências e reuniões. No retorno os vereadores anunciaram a aprovação, na Assembléia Legislativa, das providências legais que garantiam o dinheiro necessário para a recuperação da mais importante avenida da cidade. www.amazoniahoje.com