sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Hoje ouvi!!!

Fico pensando que violência é essa? Não digo apenas a violência do trânsito, homicídios premeditados ou não, na família. Fico pensando na violência das palavras...Quando ouço um professor dizer: "tenho vontade de apertar o pescoço dessa criança" ou "essa criança está com o cão no corpo", será que os pais quando deixam seus filhos na escola sabem que eles passam por situações dessa natureza? Não estou falando de crianças ditas "boazinhas ou santas" estou falando de criança que brinca, pula, grita, briga, ou seja, humana.
Sei que a pós pós modernidade trouxe a liberdade e os ditos direitos pessoais, de expressão, no entanto, que também deturpam em muitos casos e não compreendem mais os deveres.
Os pequenos são amplamente indisciplinados e seus pais, geralmente ausentes, apenas dizem não saber o que fazer, sendo que muitos professores também alegam que são vítimas de assédio moral destes mesmos pais.
Ok, mas estou falando de criança de pré escola, são pequenas, são nossos bebês, e estou falando de professores que perderam a vontade de educar assim como em sua definição "A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo...". Estou falando dessa violência, pois assim como diz o provébio "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida" ou ainda esta de Clarice Lispector "A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Com certeza o domínio de mundo seria mais significativo se fosse com palavras de amor, incentivo e estímulo...Estamos doentes e precisamos de cura.