terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eletrobras implanta coleta seletiva de lixo e entrega primeira remessa de material para reciclagem em Pimenta Bueno


Apesar do volume, o material selecionado pesa pouco e, em se tratando de valores monetários, o montante é ainda menor. Foram 20 kg de papel, 15 kg de plástico e 7 kg de metal, totalizando 42 kg de resíduos que estariam sendo depositados ou devolvidos à natureza sem agregar nenhum valor social, não fosse pela iniciativa da Eletrobras Distribuição Rondônia de se buscar junto aos seus colaboradores, cooperativas e empresas de reciclagem, um novo destino para este material.

O importante não é a quantidade, o peso ou o que isso possa representar em termos de valores monetários, até por que não se exige nada em troca do material, mas sim o reaproveitado desses resíduos de forma correta, sem prejuízos para o meio ambiente e para a sociedade e futuras gerações.

Em Pimenta Bueno a Eletrobras Distribuição Rondônia firmou parceria com a empresa S.E. de Souza Torchite –ME,  do Sr. Isaac Loureiro, que já está no ramo de reciclagem a mais de 10 anos contribuindo com a destinação de cerca de 25 toneladas de resíduos sólidos que, após recolhidos das ruas e empresas do município, são prensadas e destinados às industrias de reciclagem em outros estados.

A cultura da coleta seletiva de lixo e sua destinação fora dos lixões, ruas e esgotos sanitários ainda é um desafio que precisa ser enfrentado por empresas, governo e sociedade, mas cada iniciativa, por menor que seja, representa um grande passo em prol de uma sociedade mais consciente, ,mais limpo e sustentável.