As relações
interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em
situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades
predeterminadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como:
comunicação, cooperação, respeito e amizade. O Desenvolvimento Interpessoal vem
a ser, nos tempos contemporâneos, um desafio e uma necessidade para todos
aqueles no amplo campo da educação, quer nas salas de aulas, quer na gestão de
projetos educacionais em organizações escolares, configurando-se um instrumento
de ampliação de competências para o exercício das funções profissionais do
educador. Os
principais contextos dos quais participamos para a aprendizagem, dependem de um
repertório de habilidades sociais. As demandas são produtos da vida em
sociedade regulada pela cultura de subgrupos. Quando
algumas pessoas não conseguem adequar-se a elas, são consideradas desadaptadas
provocando reações de vários tipos. O exemplo mais extremo é o do fóbico social
que não consegue responder as demandas interpessoais de vários contextos,
isolando-se no grupo familiar e, mantendo um contato social empobrecido. É
provável que nossa sociedade ainda pense que o mundo necessita de pessoas que
sejam competentes em sua área de trabalho, mas que isto não é o suficiente.
Mais do que tudo o mundo necessita de pessoas que saibam e valorizem os seus
relacionamentos.