terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Comissão de Finanças visitam escolas municipais no início do ano letivo














 
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Rolim de Moura, presidida pelo Vereador João Rossi Júnior “Juninho”, como Relator Cícero Sérgio Lopes “Sérgio Sequessabe e como Secretário o Vereador Doca Chalegra, preocupados com o início do ano letivo e, em especial para tomar conhecimento da situação das escolas municipal, fizeram uma visita relâmpago na manhã dessa segunda feira, em diversas escolas sem prévio aviso.

A visita teve início pela Creche municipal Altenir Tavares, no bairro Beira Rio, onde para a surpresa dos integrantes da comissão, não houve o início das aulas pelo fato da falta de merenda escolar. Com um cardápio muito bem elaborado enviado a Câmara de Vereadores, e com a prática totalmente diferente, o estabelecimento não pode receber as crianças e o inicio das aulas propagadas para o dia 06 ficou somente no papel.

Pior é que além da merenda escolar que não chegou no estabelecimento, a própria estrutura física está deixando muito a desejar, começando pelas salas construídas no ano passado, que o forro já está caindo, o azulejo todo descolando podendo cair até nas crianças, o ar condicionado da videoteca não funciona e, nos fundos da escola uma pia de madeira velha com pregos de ponta para cima que pode causar um acidente de grande proporção com a clientela, especialmente por se tratar de crianças que não podem prever o perigo.

Segundo os servidores a quadra construída recentemente já esta toda depredada e sem condições de ser usada pelas crianças, primeiro por falta de um muro e do fácil acesso a mesma, pois toda comunidade usa diariamente aquele local, enquanto que a quadra velha, que poderia ser colocada a disposição da comunidade não tem condições de uso por falta de conservação. Outro problema encontrado foi a grande quantidade de carne estocada no freezer desde o ano passado que não se sabe da real condições das mesmas e, se usadas podem causar problemas digestivos, dado ao grande período de estocagem.

Na Escola Dionísio Quintino, não foi diferente, as crianças foram dispensadas às 09:00 horas da manhã, também por falta de merenda escolar e, além de carne estocada desde 2011, não existe material de limpeza na cozinha cujos utensílios são lavados apenas com água, falta açúcar, pó de café e até os funcionários para tomarem um cafezinho durante o período do trabalho tem de trazer de casa, reclamou uma das funcionárias. Outra reivindicação dos funcionários lotados naquela instituição é quanto a construção de um local adequado junto a cozinha para que pudessem lavar panos de prato e pano utilizados na limpeza, pois hoje os funcionários tem de levar pra lavar em casa e trazer no outro dia para serem utilizados.

Para a Comissão isso mostra o descaso do executivo com o setor educacional e a falta de gestão por parte da Secretária de Educação, pois foram praticamente 60 dias de férias e recesso e, nada foi feito para que se pudesse iniciar o ano letivo sem problemas, imagine se no primeiro dia de aula já falta merenda, falta material de limpeza, imagine no meio ano. A situação pode ser medida através de um aviso fixado no muro no portão de entrada do Colégio Balão Mágico que diz “Atenção senhores pais, devido a um problema ocorrido com a merenda escolar que não estará disponível até segunda feira, as aulas darão início no dia 07/12/2012, terça feira”. O aviso estava lá no muro na entrada do colégio.