Estará acontecendo nesta sexta feira, dia 16 de setembro, com início às 09h00min, no período matutino, a Audiência Pública com a presença de várias autoridades da esfera municipal, estadual e federal para que possam ser discutidas a situação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura.
Recentemente alunos da Universidade Federal, Campus de Rolim de Moura entraram em greve, realizaram manifestações, e até o plenário da Câmara Municipal, procurando sensibilizar a classe política e mostrar a situação de descaso que vive o Campus de Rolim de Moura, em especial, mesmo sabendo que a situação caótica na verdade é em todo Estado, o que culminou com a marcação de uma Audiência Pública que será realizada nesta sexta feira.
Durante a manifestação, uma comissão de greve, formada por alunos e professores da instituição, pôde expor suas preocupações e suas decepções com o atual Reitor que anuncia a abertura de novos cursos em outras cidades, mesmo sabendo, que cursos já existentes sofrem com falta de salas, falta de laboratório, falta material de expediente, enfim falta de tudo que é básico para o funcionamento dos cursos, no caso de Rolim de Moura, cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, pedagogia, Veterinária e História.
Para o presidente da Câmara de Rolim de Moura, Vereador Jairo Benetti, é inconcebível a situação que chegou a Universidade Federal de Rondônia, que já foi um orgulho para os acadêmicos e hoje se encontra na situação que se pode ver. “Já denunciamos por várias vezes, enviamos documentos para a esfera Federal, temos conhecimento que o Ministério Público tem movido ações de improbidade administrativa, e o Reitor continua fazendo e desfazendo e ninguém toma uma providência. Vamos realizar essa audiência e esperamos que as autoridades compareçam e tomem pé da situação, pois do jeito que está não pode continuar.” Disse Jairo Benetti