Os vereadores de Rolim de Moura aprovaram na segunda feira, 15, a criação do Serviço Autônomo de Água e Saneamento de Rolim de Moura (Sanerom) e praticamente finalizou as providências necessárias que esses serviços públicos fiquem definitivamente regulamentados e gerenciados pelo município.
Na Sessão Ordinaria que aprovou a Sanerom esteve ausente o vereador João Rossi Júnior, o Juninho do Frigorífico. Cumprindo determinação do vereador presidente da Câmara, Jairo Benetti, Juninho estava em Brasília, participando de reunião no Ministério das Cidades, cuja pauta era diretamente ligada a votação que acontecia no plenário do Legislativo Municipal.
“Nós desenvolvemos uma estratégia que dependia da presença de um representante do Legislativo em Brasília para assegurar investimentos de 36 milhões de reais no setor de sanemanto básico em Rolim de Moura, tendo como gestora a Sanerom”, explicou Jairo Benetti.
Trata-se, de acordo com Benetti, de convênio firmado entre o Governo de Rondônia com o Ministério das Cidades, que destinará quase 200 milhões de reais para investimentos em vários municípios. “Para Rolim de Moura o investimento será na ordem de 36 milhões, que só poderiam ser garantidos com a aprovação da Sanerom”, disse Jairo Benetti, informando ainda que o vereador Juninho representou o Legislativo em reunião que contou com a presença do Ministro das Cidades, Leodgar Tiscoski, senador Valdir Raupp, Governador Confúcio Moura, do prefeito Tião Serraia, da deputada federal Marinha Raupp, além de técnicos e diretores do Ministério e também do governo rondoniense.
“Estamos certos de que encontramos uma solução adequada para que a população tenha serviços de qualidade, através de uma autarquia gestora dos serviços de saneamento que já se cria com investimento de porte”, disse o presidente da Câmara, ao acrescentar que o convênio de 36 milhões de reais será aplicado pelo Governo de Rondônia em obras definidas pelo municipio e acompanhadas pela Sanerom, com a devida fiscalização da Câmara de Vereadores.
Imediatamente após a reunião o vereador João Rossi Júnior falou com a imprensa rolimourense e ressaltou que o governo estadual considerou viável colocar a Prefeitura Municipal na qualidade de Interveniente Executora do projeto de saneamento, mas enviará uma equipe de técnicos para acompanhar todas as fases da obra.