domingo, 26 de dezembro de 2010

Então é Natal!

O que esperar de uma data festiva que é comemorada todos os anos no mesmo dia? Poderíamos dizer que o melhor natal é quando temos dinheiro, saúde, paz, amor, sucesso e tantos outros objetivos que cada um quer conquistar individualmente, mas ter tudo isso é bom o ano inteiro. O natal para cada um tem um significado diferente, uns esperam esta data para reunir os familiares, pois não conseguem conviver com os mesmos todos os outros dias do ano.
Para outros apenas um dia das pessoas se tornarem mais sensíveis e fazer o que elas poderiam fazer em determinado momento do ano sem necessariamente ficar esperando o dia 25 de dezembro, pois sem dúvida algumas pessoas só lembram que existem pessoas pobres neste dia, ficam 364 dias de olhos vendados imunes às necessidades dos seres humanos que vivem em situação de miséria. Na semana que antecede o Natal param para refletir sobre uma sociedade injusta e desigual.
O que precisamos de fato é nos emocionar e nos humanizar, compreender e sentir como todos claro que temos comida, roupa, emprego, família, mas onde está a sensibilidade? Temos saúde, pra que se preocupar com quem está doente? Somos insensíveis porque pensamos que temos o poder de parar o tempo, pois consideramos que o mundo é nosso, sim somos egocêntricos... é demagogia, hipocrisia não reconhecer que temos algo que precisa mudar, precisamos pensar no todo, no coletivo não preciso ficar doente ou muito necessitado para compreender a carência humana.
Nas vésperas do Natal, os movimentos nas ruas aumentam. As lojas ficam cheias de pessoas que entram e saem, uns comprando outros apenas olhando na verdade com falsa aparência de que tudo está bem. Digo falsa porque se estiver muito bom pra mim, sei que para alguns ou para muitos não será esta maravilha toda, uns passarão o fim de ano inteiro pensando o que poderia ter feito diferente, pois não conseguiu comprar nenhum presente para seu filho, claro que eu poderia dizer que eu não posso mudar a situação do mundo, não posso mesmo. Mas é triste imaginar de um lado alegria, comida, bebida, presentes úteis ou supérfluos do outro lado a fome.
Talvez mesmo o melhor fosse eu não olhar eu não ver ou não sentir, mas como ficar indiferente ou ignorar o que parece sem solução. Preciso falar pra acalentar minha moral social, preciso lembrar que papai Noel já não existe nos sonhos das crianças pobres, estas perderam o lúdico a imaginação, porque todo ano o presente não vem e que outra figura poderia representar o tão falado Papai Noel? Poderia eu fazer algo diferente, mas também me deixo levar pelo faz de conta da vida e cair na mesma história a vida é assim mesmo, quem me dera eu ser um ser humano digno e aquecer o coração de alguns, quisera eu ser diferente pregar e fazer uma boa ação, sair do comodismo parar de ficar assustado com a crueldade do mundo, parar de culpar esse ou aquele e utilizar de toda minha sensibilidade peculiar de ser humano pelo menos um dia e fazer minha parte. Este Natal poderá ser feliz para muitos e triste para outro tanto, mas pela minha necessidade altruísta que seja um Feliz Natal para todos.