Vereadores conseguem 2 mil horas/máquinas para atender produtores rurais
Dezenas de pequenos produtores rurais de Rolim de Moura, a maioria cafeicultores, poderiam sofrer prejuízos por causa da dificuldade para transportar a safra da lavoura até as estradas coletoras.
A pronta intervenção de uma comissão de vereadores liderada pelo presidente do Legislativo municipal, João Rossi Júnior e composta por Dogival Chalegra, o Doca, Sérgio Lopes, o Sequessabe e José Messias tranqüilizou os produtores.
Os parlamentares estiveram em Porto Velho no inicio da semana e recorreram ao deputado Luis Cláudio, a quem a situação foi exposta detalhadamente. “A maior dificuldade nesse caso é a restrição legal para que máquinas públicas trabalhem em propriedades particulares, a não ser que se exista um programa operacional oficial aprovado para tal finalidade”, explicou João Rossi, o Juninho.
A emergência da situação exigiu do deputado a solicitação de emenda financeira no orçamento da Emater, permitindo a contratação de duas mil horas de retroescavadeira, dentro do Programa de Mecanização Agrícola, exclusivamente para atender os pequenos agricultores de Rolim de Moura.
Em contrapartida a Secretaria Municipal de Agricultura promoverá a licitação de caçambas e pá-carregadeiras, formando um conjunto de máquinas apropriado para a execução dos serviços de recuperação dos carreadores, pontes e bueiros. “Estamos confiantes de que até a próxima quinta feira os processos de licitação já estejam concluídos e as máquinas devidamente contratadas,” observou João Rossi.
Para o vereador Sérgio Lopes não se podia atitude diferente do deputado Luis Cláudio, cuja principal característica é justamente a valorização e defesa dos produtores rurais. “Estamos convictos que em menos de dez dias as máquinas já estejam operando nas propriedades onde as condições forem mais graves,”, disse Sérgio, em nome dos demais parlamentares.
fonte:amazoniahoje.com